Amostragem de recursos hídricos

A avaliação/ monitorização dos recursos hídricos assume um papel fundamental na questão da saúde pública, avaliando a qualidade da água.

A monitorização dos parâmetros físico-químicos (ex.: sólidos suspensos, pH, condutividade, temperatura, nitratos, etc.) da água permite obter um conhecimento do estado pontual da qualidade da água. No entanto, é através da monitorização dos parâmetros biológicos (ex.: coliformes) que se obtém um conhecimento da qualidade da água ao longo do tempo.

Objetivos

A avaliação e monitorização dos parâmetros físico-químicos e biológicos da água, dependendo do objetivo, permite avaliar o estado das massas de água superficiais, a verificação do cumprimento dos requisitos normativos nacionais e comunitários e controlo das fontes de poluição pontuais e difusas.

Metodologia

A execução do trabalho será realizada por uma equipa técnica utilizando equipamentos devidamente reconhecidos pelo Sistema Português da Qualidade e verificados anualmente por entidades acreditadas de acordo com a norma NP EN ISO 17025.
A metodologia a seguir é a que se encontra definida pelas normas ISO TR 8363:1997 (“Measurement of liquid flow in open channels — General guidelines for selection of method”) e ISO 1070:1992 (“Liquid flow measurement in open channels — Slope-area method”) para rios e ribeiras pequenos, e ISO TR 8363:1997 e ISO TR 24578:2012 (“Hydrometry — Acoustic Doppler profiler — Method and application for measurement of flow in open channels”) para grandes rios. Assim, o trabalho contemplará as seguintes etapas:

Amostragem Recursos Hidricos

Metodologia

Pedido de Informação

Para mais informações ou pedidos de orçamento contacte-nos hoje mesmo.

Pedir Proposta