Monitorização Ambiente Térmico

As condições térmicas são fundamentais nos locais de trabalho, uma vez que, as mesmas influenciam, entre vários outros fatores, o bem-estar, a produtividade e o desempenho dos trabalhadores.

A sobrecarga térmica ou “stress” térmico, relaciona a exposição do corpo humano a ambientes de temperaturas extremas, enquanto que, o conforto térmico, não envolvendo temperaturas extremas, relaciona a temperatura, humidade e velocidade do ar existentes nos locais com situações de desconforto.

Obrigações Legais

A Lei nº. 102/2009, de 10 de setembro, que regulamenta o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, no artigo 15º, comunica as obrigações gerais do empregador, nomeadamente a de “assegurar, nos locais de trabalho, que as exposições aos agentes, físicos e biológicos e aos fatores de risco psicossociais não constituem risco para a segurança e saúde do trabalhador.”

Como referenciais normativos, são aplicadas as normas ISO 7730:2005 a ambientes térmicos moderados, e a norma ISO 7243:2017, referente a ambientes quentes.

A avaliação do conforto térmico e stress térmico deve efetuar-se:

  • Sempre que haja alterações na instalação: criação ou modificação de postos de trabalho.

A avaliação da exposição dos trabalhadores a agentes químicos deve efetuar-se:

  • Sempre que se verifique qualquer alteração das condições que possam afetar a exposição dos trabalhadores a agentes químicos perigosos.

Objetivos

A avaliação do conforto e stress térmico tem como objetivos:

  • Conforto Térmico – Concluir acerca de situações de conforto/desconforto térmico. Propor medidas de prevenção e correção
  • Stress Térmico – Quantificar a exposição dos trabalhadores a ambientes térmicos mais quentes e estimar a sensação térmica. Identificar e propor medidas de prevenção e correção

Metodologia

A execução do trabalho será realizada por uma equipa técnica utilizando equipamentos devidamente reconhecidos pelo Sistema Português da Qualidade e verificados anualmente por entidades acreditadas de acordo com a norma NP EN ISO 17025.

A avaliação do conforto térmico será realizada com base na norma ISO 7730:2005 – Analytical determination and interpretation of thermal comfort using calculation of the PMV and PPD indices and local thermal comfort criteria. No que respeita à avaliação do stress térmico, a mesma será realizada de acordo com a norma ISO 7243:2017 – Assessment of heat stress using the WBGT (wet bulb globe temperature) índex.

Metodologia

Pedido de Informação / Orçamento

Para mais informações ou pedidos de orçamento contacte-nos hoje mesmo. Um técnico ApoPartner responderá brevemente.

Pedir Proposta