4 pilares para uma implementação de sucesso
Podemos considerar que há 4 pontos fundamentais e transversais a qualquer desenvolvimento de um projeto, a nível organizacional, e que, portanto, também são aplicáveis a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade.
São eles:
- Planeamento: Parece óbvio, mas é muitas vezes negligenciado: os objetivos, datas, recursos internos ou externos, estratégia devem ser claramente definidos tal como em qualquer projecto.
- Liderança: É outro aspeto crítico e muito mais agora na nova versão da NP ISO 9001. É crítico que haja desde logo o envolvimento da liderança no projeto.
- Colaboradores: Peça fundamental de qualquer organização e de qualquer projeto. Seja qual fora a estratégia de implementação estes devem ser envolvidos, apoiados e informados.
- Comunicação: Este ponto está relacionado com o anterior. A comunicação é fundamental quando há a necessidade de desenvolver qualquer ação que envolva duas ou mais pessoas. É o princípio da resolução de tudo, soluções e problemas. Uma estratégia de comunicação eficiente é fulcral.
Ver também:
- Principais Benefícios da Implementação da ISO 9001
- ISO 9001:2015 – Alterações, Estrutura, O que mudou…
As informações aqui apresentadas não dispensam a consulta dos documentos originais (Ex: legislação, normas, etc…). O artigo reflecte uma análise do tema abordado à data da sua publicação.