Norma ISO 14001
Um sistema de gestão ambiental ajuda as organizações a identificar, gerir, monitorizar e controlar o seu sistema ambiental de uma forma holística.
A certificação ISO 14001 adequa-se a todas as organizações, independentemente, da dimensão, sendo importante no processo de implementação e manutenção do sistema promover o envolvimento de todos os colaboradores. A adoção de deste tipo de sistemas trará uma economização de tempo e custos, melhorará a eficiência e, em última análise, melhorarão as relações com os clientes.
Vantagens
A implementação e certificação pela ISO 14001 representa uma vantagem na medida em que:
- Promove a liderança o envolvimento de todos os envolvidos no processo.
- Gera a reputação e a confiança dos parceiros através de uma estratégia de comunicação.
- Permite alcançar uma estratégia de negócio com base na incorporação de questões ambientais na gestão do negócio.
- Representa uma vantagem competitiva e financeira, pelo aumento da eficiência e redução de custos.
- Promove a melhoria do desempenho ambiental dos fornecedores pela sua integração no sistema de negócio da organização.
Objetivos
A certificação pela norma ISO 14001 tem como objetivos:
- Melhorar a gestão interna.
- Gerar menos desperdício.
- Aumentar a eficiência, a produtividade e o lucro.
- Aumentar a retenção e aquisição de novos clientes.
- Obter resultados consistentes, mensuráveis e monitorizados.
- Estabelecer um padrão globalmente reconhecido.
- Conceber um padrão compatível com outros referenciais ISO.
- Garantir um desempenho consistente com os padrões de sustentabilidade ambiental.
Metodologia
A metodologia adotada é constituída por 4 fases:
A complexidade do processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade depende de vários fatores, como por exemplo, a dimensão da organização e o tipo de atividade, assim como, os recursos disponíveis, a motivação e envolvimento dos colaboradores.
A implementação de um SGQ inicia-se com o diagnóstico, definição da política de qualidade e objetivos, e a informação e formação dos colaboradores. Posteriormente são definidos os processos da organização e elaboração da documentação. Numa terceira fase, são implementados os processos e procedimentos anteriormente estabelecidos, e por fim, é feito o pedido de certificação.
Pedido de Informação
Para mais informações ou pedidos de orçamento contacte-nos hoje mesmo.