As auditorias de conformidade legal, aplicáveis a diferentes áreas, permitem às organizações minimizar os riscos de incumprimento, ao identificar os requisitos legais aplicáveis à organização, às suas atividades, aos seus serviços e/ou produtos, assim como as possíveis não conformidades legais existentes e oportunidades de melhoria. Além do conhecimento dos requisitos legais a cumprir, permitem a garantia do seu cumprimento e também a diminuição de custos acrescidos decorrentes de coimas, de indemnizações, etc.
Objetivos e Benefícios de uma Auditoria de Conformidade Legal
O objetivo das auditorias de conformidade legal é determinar se a organização está a seguir as regras, políticas e regulamentações aplicáveis, avaliando as diferenças entre as atividades realizadas e as obrigações impostas pela legislação aplicável.
Os benefícios da realização de uma auditoria de conformidade legal incluem:
- Conhecimento de toda a legislação aplicável à organização;
- Identificação de inconformidades legais;
- Diminuição de custos (indemnizações, multas, contra-ordenações etc.);
- Elaboração de medidas corretivas e de melhoria;
- Garantia do cumprimento legal.
Auditorias de conformidade legal – Ambiental e Segurança Ocupacional
Na área do ambiente e segurança ocupacional, as auditorias de conformidade legal permitem identificar a legislação aplicável à organização e o seu cumprimento, relativamente aos temas assinalados na seguinte figura:
As auditorias de conformidade legal permitem aumentar o desempenho da organização, seja ao diminuir o impacto que tem para o ambiente, seja ao melhorar a segurança no trabalho dos colaboradores, uma vez que permite identificar as não conformidades e consequente transformar essas não conformidades em conformidades legais.
A nossa metodologia
A metodologia adotada pela APOPARTNER encontra-se abaixo resumida:
Avaliamos as necessidades do cliente e apoiamos no cumprimento dos objetivos pré-estabelecidos. Conheça o nosso serviço de Auditorias Internas.
As informações aqui apresentadas não dispensam a consulta dos documentos originais (Ex: legislação, normas, etc…). O artigo reflecte uma análise do tema abordado à data da sua publicação.