A auditoria ambiental é uma ferramenta que permite às organizações determinar o seu desempenho ambiental. Permite não só avaliar o cumprimento dos requisitos ambientais, mas também, avaliar o desempenho no que respeita, aos resíduos, águas, emissões e energia, permitindo reduzir os efeitos negativos sobre o meio ambiente e aumentar a eficiência dos processos.
Uma auditoria ambiental permite assegurar o cumprimento das normas ambientais e evitar custos desnecessários à organização, danos ambientais e consequências para a saúde pública. Possibilita ainda estabelecer as medidas necessárias para garantir o cumprimento dos requisitos corrigindo lacunas do sistema de gestão ambiental de e identificar os programas de monitorização e ensaios ambientais. Por outro lado, permite demonstrar que a organização tem uma crescente preocupação com os impactos no meio ambiente.
Tipos de auditorias ambientais
A auditorias técnicas têm como objetivo avaliar a gestão, incluindo auditorias de processos, resíduos, energéticas, etc. Por sua vez, as auditorias de produto, têm como objetivo determinar se um produto cumpre determinados critérios que lhe permitam obter a rotulagem ecológica. Relativamente às auditorias de organização, estas incorporam as auditorias de cumprimento da legislação ambiental, auditorias a sistemas de gestão ambiental, risco ambiental, declaração ambiental e cumprimento dos objetivos ambientais.
Benefícios da realização de auditorias ambientais
São vários os benefícios da realização de auditorias ambientais, nomeadamente:
- Verificação da conformidade com a legislação ambiental aplicável;
- Identificação de não conformidades;
- Identificação de pontos de melhoria e/ou pontos fortes;
- Estabelecimento de medidas corretivas;
- Aumento da eficiência dos processos;
- Redução do impacto no meio ambiente.
A nossa metodologia
A metodologia realizada pela APOpartner encontra-se abaixo resumida:
Conheça os nossos serviços de apoio à implementação de um sistema de gestão ambiental e Auditorias Internas.
As informações aqui apresentadas não dispensam a consulta dos documentos originais (Ex: legislação, normas, etc…). O artigo reflecte uma análise do tema abordado à data da sua publicação.