As auditorias internas a sistemas de gestão são uma ferramenta imprescindível para monitorizar e verificar a implementação eficaz destes. As normas de qualidade, ambiente e segurança assim como outras referem a importância das auditorias internas. Referente às normas ISO, um dos requisitos das próprias normas é a realização de auditorias internas.
Auditorias internas a sistemas de gestão de qualidade, ambiente e saúde e segurança ocupacional não são atividades de inspeção, mas sim atividades necessárias como requisito, requisito ”9.2 Auditoria Interna”, referido na NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO 14001:2015 ou na NP ISO 45001:2018. A organização deve assegurar a realização de auditorias internas, de modo a avaliar a conformidade com os requisitos da norma, sendo necessário a elaboração de um programa de auditorias.
Como acima citado, as auditorias internas são conduzidas em intervalos planeados para determinar se o sistema de gestão:
- Se encontra de acordo com os requisitos da norma;
- Está corretamente implementado e se é mantido com eficácia.
São essenciais para a avaliação e melhoria do cumprimento e desempenho da organização, identificando os pontos de melhoria, assim como fornece informações importantes à organização.
São vários os benefícios da realização de auditorias internas a sistemas de gestão, nomeadamente:
- Identificação de não conformidades;
- Identificação de pontos de melhoria nos processos;
- Aumento da eficiência;
- Melhoria do sistema de gestão;
- Verificação da implementação do sistema de gestão.
Passos de uma auditoria interna
São 5 os principais passos numa auditoria interna referente a um sistema de gestão:
É importante a elaboração do cronograma da auditoria, de modo a garantir que todos os intervenientes tenham conhecimento de quando as auditorias internas irão ser realizadas. A planificação da auditoria interna consiste no delineamento de todos os processos realizados pelos intervenientes antes da ocorrência da auditoria, no sentido de assegurar o cumprimento dos objetivos do cliente. Os processos envolvidos incluem visitas, verificação de documentação, observação dos processos, etc. No final, a comunicação dos resultados é fundamental uma vez que permite transmitir as não conformidades verificadas, mas também áreas de melhoria e áreas positivas.
Após a realização da auditoria, deve ocorrer o acompanhamento em que as não conformidades identificadas na auditoria serão corrigidas ou melhoradas, assim facilitar a melhoria do sistema de gestão.
A metodologia realizada pela APO Partner encontra-se abaixo resumida:
Dispomos de um serviço de Auditorias Internas a Sistemas de Gestão pelo que para qualquer questão adicional contacte-nos.
As informações aqui apresentadas não dispensam a consulta dos documentos originais (Ex: legislação, normas, etc…). O artigo reflecte uma análise do tema abordado à data da sua publicação.