Monitorização Ar Laboral
A via respiratória é o principal modo de entrada de ar contaminado no organismo em ambiente laboral, sendo que, esta exposição pode a curto ou longo-prazo resultar em diversos efeitos na saúde, dependendo do tipo de substância e do nível de exposição. A entidade empregadora tem o dever de assegurar a qualidade do ar interior de forma a prevenir situações de desconforto e de risco para a saúde do trabalhador, com base nos seguintes requisitos legislativos:
Obrigações Legais
O empregador deve proceder à medição das concentrações dos agentes químicos que possam representar risco para a saúde dos trabalhadores, tendo em consideração os valores limite de exposição estabelecidos.
A avaliação da exposição dos trabalhadores a agentes químicos deve efetuar-se:
- Sempre que se verifique qualquer alteração das condições que possam afetar a exposição dos trabalhadores a agentes químicos perigosos.
Objetivos
A monitorização do Ar Laboral/ Agentes Químicos tem como objetivos:
- A caracterização da atmosfera dos locais de trabalho, no que respeita à identificação dos agentes aí presentes
- A avaliação da exposição pessoal diária dos trabalhadores aos agentes químicos presentes na atmosfera de trabalho
- Identificação das medidas de controlo, prevenção e proteção da exposição dos trabalhadores
Metodologia
A execução do trabalho será realizada por uma equipa técnica utilizando equipamentos e metodologias devidamente reconhecidas internacionalmente, de acordo com as orientações da National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH/EUA).
Os valores de concentração serão comparados com os definidos na NP EN 1796:2014, a qual estabelece os valores limite de exposição para agentes químicos em contexto ocupacional.
Pedido de Informação / Orçamento
Para mais informações ou pedidos de orçamento contacte-nos hoje mesmo. Um técnico ApoPartner responderá brevemente.